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Teste do Estator

Montei esta figura para exemplificar os principais testes que devem serem feitos no estator.

O teste de continuidade com a carcaça é um dos principais testes e deve ser feito

antes de instalar seu novo retificador, caso contrário pode danificar seu retificador. Este teste serve

 para determinar se as bobinas do estator estão em curto

com a carcaça do motor. Se der continuidade é porque as bobinas estão conduzindo para a carcaça

neste caso o estator deve ser trocado ou recondicionado.

Dúvidas: atendimento@dakotamotos.com.br

 

 

   
 

Retificador Motos de Maior Cilindrada - Atenção, não faça adaptações de retificadores.

 



Olá pessoal, sei que todos que têm uma Boulevard, Srad, Vstrom, Shadow, etc... Assim como eu, sempre irá querer o melhor para sua grandona, quer seja por capricho ou por estar com ela sempre em dia para longas viagens.

Então sempre analiso qualquer material que vou instalar nela pelo custo beneficio.

Mas onde quero chegar é o seguinte, não da para pensar só em economia com estas motos e sim em projetos consistentes que realmente resolvam o problema sem correr o risco de danificar os componentes eletrônicos, principalmente a Central de Injeção e outros que custarão muito caros se afetados, então devemos escolher pelo custo beneficio mas sempre com prioridade pela qualidade., não só do equipamento como da mão de obra envolvida.

Concluindo, um retificador de CB400 para uma moto com os mesmos padrões de potência elétrica de uma 400 é possível, mas não foi projetado para gerar a corrente necessária para uma moto de 1500cc principalmente com injeção eletrônica, que tem mais cargas, ou seja pelas bobinas, bomba de combustível, bicos injetores, etc... 
Em testes que faço dependendo da demanda de carga da bateria já medi amperagem superior a 22A e isto não é pra qualquer retificador, tem que ser projetado para isto.


Um dos problemas que podem ocorrer é que o retificador com o tempo pode não fornecer esta demanda podendo haver uma sobrevoltagem e causando a queima da Central de Injeção e acreditem já vi algumas motos com este problema.




Você pode até instalar e ao medir a voltagem vai apresentar que esta carregando mas qdo for exigido maior carga para o sistema ou seja amperagem em maior aceleração e uso mais severo o retificador de outras motos não vão aguentar pois não foram projetados para isto, reforço mais uma vez, pode levar a queima do sistema de injeção.





Por isto desenvolvi o Kit Retificador RRBV1500-460W que foi otimizado especialmente para a Boulevard C1500. Veja no link http://www.dakotamotos.com.br/loja/retificadores.htm tem tbém um vídeo comparando as voltagens, temperaturas e correntes de trabalho.

Só lembrando, isto não é uma crítica, mas sim um conselho de quem já trabalha com estas grandonas e só recomendo um produto após fazer todos os testes de bancada com simulação de carga. Tenho o mesmo Kit em minha moto há 3 anos.

Outras fotos e vídeos: http://www.dakotamotos.com.br/dakotamotos/videos.htm
Nem sempre consigo acompanhar os comentários, mas sempre que possível nos falamos.

Se alguém tiver alguma dúvida veja me passe um email: atendimento@dakotamotos.com.br . Ok.


Um abraço a todos.

   
  Dica sobre a bateria e manutenção do sistema de carga de sua moto:

Vejo acontecer muitos problemas com baterias seja por defeito da mesma ou por mau uso.

O ideal é que se ande quase todos os dias com sua moto, mas se vc não a usa durante a semana o ideal é monitorar o quanto ela esta descarregando e saber o momento certo de uma recarga.

Se a bateria estiver abaixo de 12,4V ande com sua moto um trecho razoável para que recarregue bem sua bateria  ou preferencialmente adquira um bom carregador automático e deixe em carga lenta, com isto irá poupar seu sistema de carga (estator, retificador e bateria).

Muitas vezes a bateria apresenta a voltagem normal de 12,8V mas não fornece amperagem necessária para o arranque de sua moto e deve ser provavelmente problema nas placas. Neste caso só trocando mesmo.

Outro detalhe importante, não aconselho usar uma bateria paralela mais fraca que a original, pois muitas vezes mesmo sendo nominalmente igual a original já não é 100% imagine abaixo do necessário. Isto também irá forçar seu sistema de carga.

Aconselho sempre a recarga pois já vi situações em que a bateria mal tinha carga para a moto pegar e principalmente nas injetadas onde o consumo é maior, se for recarregar somente com o funcionamento da moto, poderá sobrecarregar seu sistema de carga, pois no caso de uma custom com motor V2 facilmente irá passar de 22A e quanto mais se acelera mais a corrente sobe até o limite de fornecimento do estator que infelizmente por excesso de carga ou problema no retificador, pode queimar.

Como exemplo uma Boulevard C1500.

A corrente consumida qdo acelerada acima de 3000RPM é por volta de 16A com a bateria em plena carga. Se a bateria estiver descarregada abaixo dos 12,4V provavelmente irá puxar mais uns 6A ou mais podendo chegar aos 10A, somando pode chegar aos 26A e com isto aumentar e muito a corrente exigida de todo o sistema.

Conclusão, se tiver cuidado com seu sistema de carga, um bom retificador e tudo bem instalado,  evitará e muito a troca prematura de peças.

 

CÁLCULO PARA TEMPO DE CARGA

TABELA DE ESTADO DE CARGA DE UMA BATERIA

VOLTS DENSIDADE ESTADO DE CARGA
12,7 1265 100%
12,4 1225 75%
12,2 1190 50%
12,0 1155 20%
11,9 1120 0%

Exemplo de cálculo:
Tenho uma bateria com capacidade nominal a 50 A-H.
Sei que o estado de carga da bateria é de 50% e pretendo carregá-la com uma corrente de 10A.

 

 

Outras dicas em meu blog.

Acesse:

www.getulliotambosi.blogspot.com

 

   
     
 

Problema na hora de ligar sua moto, bateria ou problema com o retificador ao ligar sua moto.

 

 

Muitos cliente têm relatado o mesmo problema com suas motos:


 

Quando para a moto, mesmo depois de rodar muitos kilometros a moto não pega de primeira, dá aquela amarrada, parece que o motor esta pesado demais, muitos pensam que é problema com a descompressão ou ainda algo prendendo o motor. Mas não é nada disto, este é um sintoma de que seu sistema de carga não esta funcionando. Ou seja sua bateria não esta carregando direito.


 

Explicando melhor:


 

Vou analisar um dos problemas que é o retificador. Muitos retificadores originais apresentam problemas independente da kitlometragem e do uso da moto.

Por isto qdo vc roda bastante imaginando que a bateria iria ficar bem carregada e realmente deveria, mas o que acontece é que seu retificador esta com problema no circuito e por não carregar direito ou nada.

O sistema da moto (lâmpadas, injeção, bobinas, farol, etc...) acaba drenando toda a carga da sua bateria, por isto ela não vai pegar de primeira mas as vezes só depois de descansar e recuperar sua carga é que a moto pega.


 

Conclusão: Ao primeiro sinal disto procure um técnico em elétrica de motos para fazer os testes necessários, caso contrário vc esta correndo um sério risco de ficar na estrada por falta de bateria ou pior ainda queimar seu estator.

Tenho vários retificadores eficientes, com circuito mais moderno e já aprovados por meus clientes e desenvolvi um Kit Retificador especialmente para a Boulevard C1500 o qual tenho instalado em minha moto e nunca tive problema de partida, pega sempre de primeira.


 


 


 

Ocasionalmente pode ser bateria com problema, por isto é necessário fazer todos os testes, na página da loja tem uma amostra do manual de instalação do Kit Retificador com todas as dicas de testes para o estator e retificador. Veja www.dakotamotosloja.com.br

Se necessário a troca da bateria sugiro sempre a original que é sempre a melhor ou a Yuasa, desde que tenha o mesmo poder de carga.


 

Qualquer dúvida sobre Retificadores entrem em contato veja aqui www.dakotamotos.com.br

 

 
     
 
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